Paul Ryan

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Paul Ryan
    62º Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos
    Período29 de outubro de 2015
    até 3 de janeiro de 2019
    PresidenteBarack Obama
    Donald Trump
    AntecessorJohn Boehner
    SucessorNancy Pelosi
    Membro da Câmara dos Representantes pelo 1º distrito de Wisconsin
    Período3 de janeiro de 1999
    até 3 de janeiro de 2019
    AntecessorMark Neumann
    Presidente do Comitê da Câmara sobre Orçamento
    Período3 de janeiro de 2011
    até 3 de janeiro de 2015
    AntecessorJohn Spratt
    SucessorTom Price
    Dados pessoais
    Nome completoPaul Davis Ryan
    Nascimento29 de janeiro de 1970 (48 anos)
    Janesville, Wisconsin,
     Estados Unidos
    ProgenitoresMãe: Elizabeth A. Hutter
    Pai: Paul Murray Ryan
    Alma materUniversidade de Miami (BA)
    EsposaJanna Little (2000–presente)
    Filhos3
    PartidoRepublicano
    ReligiãoCatolicismo Romano
    AssinaturaAssinatura de Paul Ryan

    Paul Davis Ryan (Janesville, 29 de janeiro de 1970) é um políticonorte-americano eleito por sete vezes consecutivas para a Câmara de Representantes dos Estados Unidos do Congresso americano pelo estado do Wisconsin. Em 2012, concorreu como candidato a vice-presidente dos Estados Unidos pelo seu partido na chapa encabeçada por Mitt Romney, mas eles acabaram sendo derrotados nas urnas para Barack Obama, que tentava a reeleição.

    Biografia

    É filho mais novo de Elizabeth A. "Betty" Hutter e Paul Murray Ryan, advogado. Tem origens irlandesas, inglesas e alemãs. O seu bisavô Patrick William Ryan (1858–1917) fundou a empresa construtora Ryan Incorporated Central em 1884.

    Ryan estudou na Universidade de Miami em Oxford, Ohio; frequentemente discutia as ideias de Milton Friedman e Friedrich Hayek, e a obra de Ayn Rand. Trabalhou como estagiário no escritório do senador Bob Kasten do Wisconsin; também trabalhou como voluntário na campanha do congressista John Boehner. Ryan obteve o grau B.A. em economia e ciências políticas em 1992.

    Filiado no Partido Republicano, desde 1999, é congressista pelo seu estado natal. Presidiu o Comité de Orçamento da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos; tem a fama de ser um conservador fiscal, e protagonizou vários debates em matéria orçamental. É um dos autores das propostas The Path to Prosperity: Restoring America's Promise e The Path to Prosperity: A Blueprint for American Renewal, de modo que se costuma falar do "Orçamento de Ryan" ou do "Plano Ryan". Entre outras propostas, insiste em reformar o sistema Medicare e cortar o Medicaid.

    Em agosto de 2012 foi escolhido por Mitt Romney como seu vice-presidente para as eleições presidenciais, mas perderam nas urnas.

    Em outubro de 2015 assumiu o posto de Presidente da Câmara dos Representantes. Sendo reeleito para um segundo mandato.

    Em abril de 2018, Ryan afirmou em coletiva de imprensa que ele não buscaria se reeleger para o cargo de congressista nas eleições legislativas daquele ano, citando como motivo seu desejo de ficar mais tempo com a família.

    A base desta página se encontra em Wikipédia. O texto está disponível pela licença CC BY-SA 4.0 license, Os dados mediáticos não textuais estão disponíveis sob as suas próprias licenças. Wikipedia® é uma marca comercial registrada da entidade Wikimedia Foundation, Inc. Este site não está afiliado com a Fundação Wikimedia (Wikimedia Foundation).
    Comunidade
    BrasilInfo